Basket Osasco
Diretor Executivo: João Ricardo Lourenço
Supervisor: Rosinaldo Valério
Técnico: Adriano Geraldes
Assistentes-técnicos: Osvaldo Bonora Lima e Marcus Vinicius Sestrem
Preparador físico: Wanderson Silva
Massagista: José Aparecido dos Santos - Zé Negão
Relações Institucionais: Carlos Testa
Marketing: Marcelo Sabino
Departamento de Comunicação (Coordenação): Jairo Giovenardi
Publicitária: Marina Gouvêa
Fotografia: Bruno Ulivieri
O Basket Osasco (que surgiu como "Basquete Osasco") é o time de basquete masculino da cidade de Osasco-SP, integrante da divisão especial do Campeonato Paulista, um dos mais disputados da América do Sul e maior estadual do país, e também do Campeonato Brasileiro da Confederação Brasileira de Basquete - CBB e da Liga Ouro, divisão de acesso ao NBB CAIXA.
Desde 2012 sob a coordenação de João Ricardo Lourenço, ex-atleta da cidade, o projeto Basket Osasco recolocou o município na elite do basquetebol de SP. Com uma comissão técnica experiente, então formada pelos professores Carlos Alberto Castilho e Rosinaldo Valério e pelo técnico Enio Vecchi, ex-seleção brasileira, a equipe passou a se destacar no cenário estadual e ganhou o respeito.
O caminho para os títulos: a primeira conquista foi comemorada no ano de 2014, com o título dos Jogos Abertos do interior, em Bauru. Naquela mesma temporada, o time foi vice-campeão Paulista da Série A2 e confirmou seu retorno à elite do basquete estadual. A partir de 2015, a Coruja brilhou no Paulista Divisão Especial A1, com disputas eletrizantes nos playoffs, e vibrou com mais dois títulos dos Jogos Abertos do Interior (tri consecutivo), Bi dos Regionais, uma excursão para a China, onde sagrou-se vice-campeão do Torneio Quatro Nações, e o título da Copa São Paulo 2020, primeiro título profissional do basquete masculino na história de Osasco. No ano seguinte, 2021, chegou pela primeira vez ao Final Four do Brasileirão CBB, sendo terceiro colocado.
Em quatro anos consecutivos no cenário nacional e com o projeto do basquete adulto consolidado, a temporada 2024 tornou-se histórica: o time conquistou o título do Campeonato Brasileiro CBB após Final Four disputado em Santos e celebrou incríveis 10 anos ininterruptos na elite paulista.
Em 2025, além de disputar novamente o Brasileirão CBB, o Basket Osasco jogará pela primeira vez uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), a Liga Ouro, divisão de acesso ao NBB CAIXA. Quem disse que os sonhos são impossíveis de serem realizados?
CONQUISTAS: Campeão Brasileiro CBB (2024), Campeão Copa São Paulo (2020), Tricampeão dos Jogos Abertos do Interior (2014, 2015 e 2016); Bicampeão dos Jogos Regionais (2016 e 2017), Vice-Campeão do Torneio Quatro Nações (China / 2016), Vice-Campeão Paulista A2 (2014) e Medalha de Bronze Brasileiro CBB (2021).
Voa, Coruja!